top of page
  • contatodominiolega

Terminal sustentável e obras de mobilidade são os destaques da Regional Pinheirinho em Curitiba


Foto fonte: Prefeito Rafael Greca, vistoria obras de instalações fotovoltaicas no Terminal do Boqueirão. Curitiba, 24/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.


O ano de 2023 ficou marcado pela chegada da energia solar ao Terminal Pinheirinho, o avanço das obras do Ligeirão Norte-Sul e a correção geométrica que beneficia importante eixo viário entre Capão Raso, Novo Mundo, CIC, Fazendinha e Pinheirinho.A Regional Pinheirinho é formada pelos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho e é habitada por 152.614 moradores, segundo estimativa do IBGE e Ippuc de 2020.

Energia solar no Terminal Pinheirinho

A energia solar, limpa e renovável, está chegando ao Terminal Pinheirinho, o maior de Curitiba. A Prefeitura começou a instalação de 2.156 painéis fotovoltaicos no local. Os trabalhos fazem parte do programa Curitiba mais Energia.

“A estratégia de energia solar, ou de novas energias, é para que Curitiba evite o aquecimento global e para que nos tornemos a mais inteligente e a mais moderna das cidades do Brasil”, afirma o prefeito Rafael Greca. 

Ligeirão Norte-Sul

Com a proximidade do fim das obras para a circulação da linha Ligeirão Norte-Sul, a estação-tubo Herculano de Araújo (em ambos sentidos) foi retirada definitivamente da Avenida República Argentina, no Novo Mundo, em outubro. A população está usando os pontos mais próximos: a estação-tubo Hospital do Trabalhador ou o Terminal Capão Raso.

O trecho sul do Ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho e abrange 26 estações-tubo ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras. 

Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil, Carlos Dietzsch e Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel) e Petit Carneiro (Água Verde).

Pavimento de boa qualidade

Em 2023, a Prefeitura de Curitiba levou asfalto para 54 ruas, entre obras já concluídas e em execução. São 31,3 km de asfalto novo.

Nos últimos sete anos, a malha viária da região recebeu obras em 106,2 km pelo Programa Asfalto Novo, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O volume corresponde a uma distância entre Curitiba e a cidade litorânea de Pontal do Paraná.

Uma das vias contempladas é a Rubem Berta, no bairro Pinheirinho. Suelen Thaísa mora na Rua Rubem Berta há dois anos e ficou feliz com a requalificação do asfalto realizada pela Prefeitura.

“Eu tenho três crianças e antes da obra eles evitavam brincar aqui fora porque o pavimento trepidava muito. Agora, eles se divertem com as bicicletas porque a rua ficou plana, sem buracos”, disse a dona de casa.

Quem também gostou do novo pavimento foi Sara Selma da Luz, funcionária da loja Exabyte Informática. “Antes a rua era cheia de buracos e a Prefeitura tinha que fazer remendos constantes. Agora ficou tudo lisinho”, disse Sara.

Correção geométrica

Outra obra que integrou o pacote de melhorias na região foi a reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz. Ali, a Prefeitura implantou uma rotatória e novas ilhas para a travessia de pedestres.

Este importante eixo viário entre os bairros Capão Raso, Novo Mundo, CIC, Fazendinha e Pinheirinho é corredor para o transporte público. 

Zeladoria urbana

Além do asfalto novo, a malha viária já existente na região recebe cuidados constantes. As ações de tapa-buraco chegaram a 284 km no período de janeiro a novembro de 2023.

As ações de drenagem, que envolvem a substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados, somaram 4.468 metros. E a limpeza de caixas de captação somou 1.973 unidades.

Já as roçadas alcançaram 1.224.958 metros quadrados. Troca de lâmpadas e outros serviços na rede de iluminação pública somaram 4.715 intervenções.

Prevenção de alagamentos

Como parte do programa Curitiba Contra as Cheias, a Prefeitura realizou nos rios e córregos da região 128 intervenções para prevenir alagamentos. São manutenções de galerias pluviais, de passarelas, pontes de madeira e de concreto, contenção de taludes e limpeza de rios, córregos e canais.

Travessias seguras

A Prefeitura recuperou as travessias sobre cursos de água para dar mais segurança para os moradores. Foram reconstruídas as passarelas de madeira do Arroio Pinheirinho e do Arroio Cercado, e construída a ponte no Rio Ribeirão dos Padilhas, na altura da Rua Major Sebastião Isidoro Pereira, no Capão Raso.

Laboratório de Beleza

Inaugurado em 2023, o Laboratório de Beleza da Rua da Cidadania do Pinheirinho está fazendo sucesso na formação de novos profissionais.

O espaço oferta cursos de designer de sobrancelhas e aplicação de henna, manicure, assistente de cabelereiro, entre outros, no piso superior da administração regional.

Reforma de unidade de saúde

Para melhorar o atendimento da população, a Prefeitura está reformando a Unidade de Saúde Vila Machado, no Pinheirinho.Em 2023, a Prefeitura concluiu a reforma das unidades Maria Angélica, Concórdia e Nossa Senhora do Sagrado Coração (Pinheirinho) e Vila Clarice e Aurora (Novo Mundo).

Compras sem pagar passagem

A Prefeitura implantou em 2023 um sistema para tornar ainda mais acessíveis e econômicas as compras nos Armazéns e Sacolões da Família dentro dos terminais Boqueirão, Pinheirinho e Santa Cândida.

Agora, é permitido comprar nas lojas dos 3 terminais sem pagar passagem, pelo período máximo de 30 minutos, em um sistema denominado "integração temporal". 

O Pinheirinho também ganhou uma horta urbana na Rua Monte das Oliveiras, entre Professor Júlio Teodorico Guimarães e Monte Hermon, e a Horta Comunitária Maria Angélica.

Ligação Pinheirinho/Sítio Cercado

Outro benefício importante para a região foi a nova ligação entre os terminais Pinheirinho e Sítio Cercado, que passou a funcionar em fevereiro de 2023, com a linha 633-Maria Angélica. A medida beneficia os 1.223 passageiros/dia da linha.

Praça Zumbi dos Palmares

Um dos principais pontos de encontro do Pinheirinho, a Praça Zumbi dos Palmares ganhou requalificação das pistas de corrida e caminhada. A intervenção envolveu o alargamento da ciclovia, que passou a ter 2 metros, retirada do asfalto antigo e colocação de nova camada de massa asfáltica.

Uma nova área de lazer está sendo criada ao lado do Bosque Monte Sião, no Pinheirinho. Além de um parquinho com playground para crianças, estão sendo feitas áreas de remanso e uma pista de caminhada de 200 metros. As intervenções na região foram um pedido feito pela comunidade durante as reuniões do Fala Curitiba.

Calçadas acessíveis

Através do Programa Caminhar Melhor, novas calçadas passaram a dar mais segurança e melhoraram a acessibilidade para moradores e passageiros que embarcam e desembarcam nas estações-tubo da Avenida Presidente Wenceslau Braz.

As obras começaram na Wenceslau Braz, na estação-tubo próxima ao cruzamento com a Rua General Zenon Silva, e seguem em direção à Avenida Santa Bernadethe.


5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page